AVC: saiba o que é, como reconhecer e como prevenir

AVC: saiba o que é, como reconhecer e como prevenir





O Acidente Vascular Cerebral (também conhecido como AVC) ocorre quando as artérias que levam o sangue para o cérebro entopem ou se rompem, ocasionando mau funcionamento na área cerebral que foi privada de circulação sanguínea.


Ele pode ser do tipo isquêmico (o mais comum), quando há o entupimento dos vasos; ou hemorrágico (o menos comum), com o rompimento do vaso e o sangramento no cérebro. Mais frequente em pessoas idosas, o AVC também ocorre em pessoas jovens, podendo estar relacionado com o estilo de vida, fortemente marcado pelo sedentarismo, estresse, má alimentação e sobrepeso/obesidade.


O AVC é uma das principais causas de morte, incapacitação e internações em todo o mundo.


Como identificar?


Quanto mais rápido for o diagnóstico e o início de tratamento de um AVC, maiores são as chances de recuperação completa ou de minimização das sequelas. Por isso, é fundamental conhecer os principais sinais e procurar um hospital com urgência caso os apresente ou os observe em alguém próximo:


1) nos músculos: dificuldade para caminhar, fraqueza de um lado do corpo, fraqueza muscular, incapacidade de coordenar movimentos musculares, instabilidade, músculos rígidos, paralisia com músculos fracos, problemas de coordenação, paralisia de um lado do corpo ou reflexos hiperativos;


2) na visão: perda temporária da visão em um olho, súbita perda da visão, visão dupla ou visão embaçada;


3) na fala: dificuldade de fala, fala arrastada ou perda da fala;


4) na sensibilidade: formigamento ou redução na sensação de tato;


5) no rosto: dormência ou fraqueza muscular;


6) no corpo: tontura ou vertigem;


7) no entendimento (cognição): confusão mental ou incapacidade de falar ou entender o próprio idioma;


8) também é comum: dificuldade em engolir, dor de cabeça, fraqueza de um membro ou movimento rápido involuntário dos olhos.


Prevenção


Para se prevenir de um Acidente Vascular Cerebral, é importante não fumar, reduzir o consumo do álcool, manter uma alimentação saudável, manter o peso ideal, beber bastante água, praticar atividades físicas regularmente, manter a pressão, a glicose e o colesterol sob controle, além de consultar seu médico regularmente.


Se você tem dúvidas sobre este ou outros problemas de saúde, envie suas perguntas para o email contato@abelmagalhaes.com.br que terei o maior prazer em responder.