A consulta com seu cardiologista

Atualizado: Jul 14

Doze dicas para aproveitar ao máximo a consulta com seu cardiologista

Dica 01 - Leve sempre sua última receita e/ou as caixas dos medicamentos que você está fazendo uso atualmente. O médico precisa saber o nome de todos os remédios assim como a dosagem (por exemplo 50 mg), a frequência (por exemplo 3 vezes ao dia) e a regularidade. Medicamentos prescritos anteriormente mas não em uso possuem pouca relevância se compararmos com aqueles em uso regular.

Dica 02 - Anote e leve por escrito todas as suas dúvidas e as perguntas que gostaria de fazer para o seu médico. Se preciso anote o que o médico lhe disse ou solicite orientações por escrito.

Dica 03 - Separe todos os exames complementares (laudos e imagens), relatórios e demais documentos médicos que você tenha guardados em casa para levar na sua consulta. O seu médico fará a seleção do que é mais ou menos importante de ser avaliado.

Dica 04 - Procure registrar todos os seus sintomas (o que você sente) e informações relacionadas (quando começou, onde está localizado, o que faz piorar, o que faz melhorar, se impede alguma atividade, se acontece mais durante o dia ou à noite, etc). Coloque os dados em ordem cronológica, do início do quadro até a data da consulta.

Dica 05 - Com relação aos sintomas tenha atenção especial para dor no peito (dor no tórax), falta de ar e cansaço, sensação de coração acelerado (palpitações), desmaios com perda de consciência, inchaço nas pernas e extremidades (ponta dos dedos das mãos ou dos pés) azuladas ou arroxeadas.

Dica 06 - Acontecimentos prévios de saúde devem ser sempre informados como cirurgias, internações, alergias e imunizações (vacinas). Se você possui algum outro problema de saúde, mesmo que aparentemente não relacionado, leve ao conhecimento do seu médico. O ideal para isso é um relatório feito pelo profissional responsável por esta situação.


Dica 07 - Caso você não saiba procure levantar informações sobre a saúde dos seus familiares, principalmente os parentes de primeiro grau (pai, mãe, irmãos e filhos). Para o médico é importante saber se são vivos ou falecidos, a idade atual ou a idade com que faleceram e se é conhecido o motivo do falecimento.

Dica 08 - Tente chegar entre 10 e 15 minutos antes da hora marcada. Chegar muito antes (ou muito depois) pode atrapalhar a rotina de funcionamento do consultório. Além disso o seu atraso pode prejudicar vários outros pacientes marcados e inviabilizar o seu próprio atendimento.


Dica 09 - Caso não possa comparecer no dia e hora marcados avise com pelo menos 24 horas de antecedência. Outros pacientes agradecem, principalmente aqueles que estão em lista de espera.

Dica 10 - Nossa agenda de marcações leva em conta o tempo médio de uma consulta de primeira vez assim como das consultas de retorno. Excepcionalmente podem ocorrer atendimentos mais demorados o que leva a uma seqüência de atrasos naquela manhã ou naquela tarde. Caso isso ocorra você será avisado pela nossa recepção assim que chegar. Se preferir não esperar podemos marcar outro dia e horário de sua conveniência.

Dica 11 - A princípio é o paciente que determina se deseja um acompanhante durante a consulta ou não. Para o médico o acompanhante é importante somente se puder fornecer informações úteis ou auxiliar no entendimento das recomendações médicas. Caso contrário pode até gerar algum tipo de constrangimento. Levar mais de um acompanhante habitualmente atrapalha o bom andamento de uma consulta.

Dica 12 - O resultado do tratamento/acompanhamento depende muito do paciente, da sua família, das informações fornecidas, da dedicação em tomar os medicamentos de forma correta, assim como realizar os exames solicitados e os demais cuidados recomendados.

  • Grey Facebook Icon
  • Ícone cinza LinkedIn
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon

Copyright © 2020 Dr Abel Magalhães - Cardiologia e Clínica Médica

CRM 52.58558-8 | Todos os direitos reservados

RQE 33.279 Cardiologia | RQE 33.278 Clínica Médica

Convênios Atendidos: Allianz Saúde (AGF), Assim Saúde, Caixa Econômica Federal (Saúde Caixa), CAURJ (Caixa de Assistência Universitária do Rio de Janeiro), Golden Cross, Life Empresarial e Omint.